Quem Somos

sábado, 21 de junho de 2014

Prism: O claro e delicioso álbum de Katy Perry

Logo antes de estrear o single "Roar" e com chamadas para o VMA deste ano, Katy Perry afirmou que o novo álbum, a ser lançado seria bastante sombrio. Porém após algumas semanas a cantora voltou atrás e exclareceu que estava em um momento sombrio e que o seu álbum não seguiria esse conceito. 

Prism, quarto álbum de estúdio de Katy Perry parece buscar referências diversas, possui uma variedade de arranjos e  vocais dos quais  não se confundem entre si, há coesão e clareza. O "CD" pode ser dividido em dois momentos, do qual o primeiro varia mais ritmos e aposta nas pistas basicamente, já o segundo a partir da faixa "International Smile" possui maior profundidade, com letras mais dramáticas e autorais (experiências próprias) entrando no mais íntimo de Perry.
Inicia a sua "jornada" com seu conhecido rugido, "Roar" da qual com uma melodia gostosinha, encaminha o ouvinte até seu refrão chicletinho de repetições, seu contexto pode ser comparado ao single "Part Of Me" do trabalho anterior, pois ambos falam de força e superação. Em seguida "Lengendary Lovers" revela seu poder, com uma melodia sedutora e alguns versos ritmados rapidamente, consegue ser coesa e desta forma é uma das faixas de maior força, possuindo grande chance para futuro single.


A terceira faixa intitulada "Birthday" é uma das faixas menos interessantes de "prism", com uma batidinha meio "nos embalos de sábado à noite"  é divertidinha, mas sinceramente não faz falta. 
"Tonight... Tonight ... Tonigh I'm Walking On Air..." Pera aí, voltamos aos anos 90?Essa é a impressão que "Walking On Air"   nos traz, uma ótima música para a pista, alto astral e muita animação, sendo o segundo single promocional de "Prism" já foi apresentada em alguns shows e performances televisionadas. Katy sobre a faixa: "Eu estava passeando com a minha amiga Mia Moretti no Central Park, e vimos um grupo de pessoas patinando ao som de deep house e eu pensei: 'Tenho que fazer algo assim'. É uma canção influenciada por Crystal Waters e CeCe Peniston, e eu realmente queria trazer aquele deep house dos anos 1990 de volta".

O segundo single "Unconditionally" chega com uma proposta parecida com a de "firework" no Teenage Dream, essa música mais profundas e com mensagens de certa forma de "auto-ajuda" direcionadas basicamente aos adolescentes consegue balancear o trabalho entre o foco nas pistas e depois uma baladinha romântica e mais calma... Acaba não saturando o ouvinte  sendo assim uma espécie de marketing. A canção é uma boa aposta e possui atributos o suficiente para alcançar os topos das paradas musicais.

Em "Dark Horse" lançada como primeiro single promocional também encontramos referências de um dos singles do álbum anterior. Há muita similaridade com a faixa E.T, parece algo estrutural, não são músicas idênticas, mas parecem estar sobre o mesmo molde. A quinta faixa de prism é uma explosão em variações, distorções de vozes e sons de fundo, porém não se confundem entre si e a transformam em uma música bastante sedutora.

Com "This is How We Do" Katy volta ao brilhoso mundo adolescente com a faixa mais descolada de Prism, em alguns trechos da canção há pronunciação de frases e quebras de ritmo do qual em momentos os arranjos todos param.... Não é forte e nem brilhante, mas muito divertida e animada.
A oitava canção "International Smile" parece uma homenagem aos fãs de Katy espalhados pelo mundo, remete a outras músicas da cantora a unidade  bases, voz e melodia .  
"Ghost" começa com uma leveza e calma e logo toma espaço com seu forte refrão. Baseada no relacionamento de Katy Perry com o comediante Russell Brand. Fala sobre as mentiras, decepções e frieza de estar dividindo a vida com alguém invisível e fria. A faixa inicia uma parte bastante psicológica e autoral do álbum, possuindo coesão em seus arranjos e uma gostosa melodia.
"Me amei com medo de perder você, e não queria ter feito isso" (I love myself in fear of losing you. I wish I didn't do). Desta forma 

"Love Me" se introduz e com o caminhar de sua trajetória ganha força. Sua letra parece ainda remeter ao relacionamento anterior da cantora. Uma faixa verdadeira e interessante.
Quando o ouvinte já esta suspenso com as faixas mais calminhas a intro de "This Moment" chega mais agitada e com uma voz mais forte e menos passiva como nas duas faixas anteriores. Katy Perry se impõe à favor de vivenciar os pequenos momentos com quem ama, levando os ouvintes as alturas novamente com um refrão promissor. 
Já sua faixa sucessora "Double Rainbow" começa com uma limpeza entre os arranjos, uma voz bastante limpa e aos poucos incorpora elementos a sua sonoridade, as canções parecem já seguir um mesmo fluxo e o álbum parece já perder ritmo.
Com a faixa "By The Grace Of God" Katy Perry volta aos seus tempos em que cantava musicas evangélicas e encerra a versão simples do seu quarto álbum de forma brilhante, agradecendo a Deus por conseguir se recuperar de decepções sofridas e ter força para seguir em frente. Também é uma faixa em que a voz suave acompanhada de um tímido piano ao fundo a tornam excelente... É um hino evangélico de Katy.

Na versão deluxe são adicionadas mais três faixas "Spiritual", "It Takes Two" e "Choose Yours Battles" das quais todas as três de qualidade ímpar poderiam substituir algumas faixas da outra versão. Continuam seguindo o ritmo mais profundo das músicas, a partir de "International Smile" o que causa certo desconforto, pela perda de ritmo.
Prim é um trabalho mais maduro que o antecessor "Teenage Dream" mas nem por isso é totalmente descartada a proposta do álbum anterior do qual lhe rendeu maravilhosos números nos charts mundiais e consagrou Katy como uma das maiores estrelas do pop da atualidade. Mas o foco não é tão comercial, pois há mais entrega e verdade nas faixas.Afinal ... Nem tudo são flores! 
A unidade entre arte de capa, singles e encarte parece casar em total harmonia.
Esperamos que Katy Perry continue nos presenteando com grandes clipes e performances. E que ela ruja continue rugindo no topo dos charts mundiais!

Por: Eduardo Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário